Canal de Denúncias

O tema de gestão da ética vem conquistando espaço nas organizações. Inicialmente movidas por contextos regulatórios (que diga-se de passagem vem se intensificando), as empresas perceberam que o estabelecimento de um framework para balizar e gerir a conduta ética de seus colaboradores de forma pragmática, tanto internamente como em suas relações com o mercado (investidores, fornecedores, clientes e entidades públicas), está muito longe de ser mero item de perfumaria. Ao contrário, vem mostrando-se como um diferencial competitivo, produzindo resultados práticos relevantes, que direcionam e fortalecem a cultura organizacional e promovem a conquista de resultados melhores e duradouros.

Dentro deste framework destaca-se o Canal de Denúncias, um meio de comunicação disponível para:

- registro e esclarecimento de dúvidas sobre como proceder frente aos aspectos da legislação, regulamentações e do próprio Código de Conduta e outras políticas internas da empresa, e que compõem seu contexto de atuação e suas diretrizes éticas neste contexto;

- aporte de críticas e sugestões para o aprimoramento contínuo do aparato de Gestão da Ética estabelecido;

- relato seguro, e se desejado anônimo, de denúncias sobre situações que estejam ferindo as diretrizes éticas da organização.

A efetividade do “Canal de Ética” na inibição e na identificação de desvios de comportamento ético e fraudes é inquestionável. Estatísticas*1 apontam que 51% dessas situações chegam ao conhecimento das empresas por meio de denúncias, reduzindo seus impactos financeiros pela metade.

A ICTS vê o “Canal de Ética” como um quick-win para qualquer organização que busca estabelecer ou evoluir sua estrutura de Gestão da Ética, independente de seu porte e segmento de atuação. Atentando-se para determinados cuidados na operacionalização e na comunicação do Canal, pode-se começar a usufruir de todos os seus benefícios num intervalo de poucas semanas.

*1: ACFE – Association of Certified Fraud Examiners, Report to the Nations 2012.”

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